
A aquisição majoritária da M5Stack pela Espressif Systems marcou o início de uma nova era para o ecossistema de AIoT. Há cerca 11 meses, essa união fortaleceu as sinergias entre hardware e software e também impulsionou a inovação em diversas áreas.
Como a M5Stack começou

Jimmy Lai fundou a M5Stack em 2016, com o lançamento da ESP32 Basic Core IoT, uma placa de desenvolvimento projetada para ser empilhada com outros módulos, como sensores, atuadores, baterias e etc. Esse design que forma pilhas (“stack” em inglês) de módulos é o que motivou o nome “M5Stack”.
Essa placa foi a primeira da linha Core da M5Stack, a principal linha de produtos da empresa, que atualmente conta com diversas placas para diferentes fins, desde o desenvolvimento de dispositivos IoT simples até o monitoramento e a automação de sistemas industriais.
O primeiro investimento da Espressif

Em 2018, antes do lançamento do UIFlow, um ambiente de desenvolvimento visual da própria M5Stack, a empresa recebeu um investimento inicial da Espressif Systems, fabricante dos microcontroladores ESP32, que são amplamente utilizados pela M5Stack em seus produtos.

Nos anos seguintes, a M5Stack lançou diversas novidades, como a linha M5StickC, que é uma versão mais compacta dos microcontroladores. A empresa também lançou, em 2019, a sua primeira placa destinada a aplicações de visão computacional, a M5StickV.
Além disso, a empresa também lançou mais recentemente uma série de dispositivos mais específicos, como o Dial, o BugC2, o Cardputer e até mesmo o PPS, um módulo de fonte de alimentação programável.
A participação majoritária da Espressif
No dia 22 de abril de 2024, a Espressif Systems anunciou em uma publicação que havia adquirido a participação majoritária na M5Stack. Essa aquisição aconteceu quando enquanto a Espressif relatava o seu melhor trimestre de operação até o momento, com um aumento de quase 22% na receita e mais de 73% de aumento no lucro líquido anual, o que representava cerca de 7,44 milhões de dólares para o primeiro trimestre de 2024.
“A colaboração entre a Espressif e a M5Stack visa aprimorar o ecossistema da Espressif, aproveitando a vasta experiência da M5Stack em aplicações industriais de IoT para expandir a gama de ofertas de tecnologia AIoT da Espressif, que inclui chips, software, middleware em nuvem, ferramentas e suporte logístico.”, afirmou a Espressif em sua publicação.
Cenário atual
Atualmente, cerca de 11 meses após essa aquisição, houveram diversas melhorias no ambiente de desenvolvimento, com uma série de novas ferramentas sendo lançadas, bem como diversas atualizações nas ferramentas que já existentes.
Uma das maiores novidades é a UIFlow 2.0, que trouxe diversas melhorias em comparação com a sua versão anterior, como o compartilhamento de projetos, o suporte a um maior número de periféricos, uma interface mais amigável e a programação sem compilação repetida.
Houveram algumas melhorias no site da M5Stack, especialmente nas seções relacionadas a documentação, que estão mais amigáveis para iniciantes, como é o caso da página de ferramentas de desenvolvimento, que para mim é a página mais bonita e funcional dessas atualizações.

Também foram lançadas novas placas para o segmento industrial, como a Core MP135, com várias podendo ser encaixadas diretamente em trilhos DIN, alimentadas com até 24 volts e expondo portas Ethernet e comunicações RS485, que eram dificuldades no desenvolvimento de dispositivos de monitoramento e automação industrial.
Perspectivas para o futuro
A aquisição demonstrou como estratégias colaborativas podem transformar mercados e acelerar a evolução tecnológica. O compromisso das duas empresas com a inovação melhorias constantes em suas soluções estão tornando o ecossistema de AIoT cada vez mais robusto, versátil e preparado para os desafios do futuro.
A união da Espressif com a M5Stack não apenas reforçou a posição de ambas no mercado, mas também inaugurou um novo patamar de desenvolvimento tecnológico, onde a convergência entre inteligência artificial e IoT se torna cada vez mais acessível e transformadora.
Deixe um comentário